Bancos, instituições financeiras e de crédito

As financeiras que concedem empréstimos e financiamentos, também conhecidas como os credores, são instituições especializadas que têm como finalidade da empresa a concessão de dinheiro para a compra de mercadorias. Podem ser bancos, empresas diretamente ligadas à empresa fabricante de automóveis, e empresas que trabalham no crédito ao consumidor.

Os bancos geralmente não concedem um empréstimo destinado à compra do carro, mas concedem um empréstimo pessoal. Aos Bancos, portanto, não afeta o valor do carro, mas as garantias que o requerente pode fornecer. Os bancos tendem a emprestar dinheiro apenas para os depositantes. Só se você topar com alguma preocupação de solvência, o banco pode requerer a visão da nota fiscal que comprovante a compra do veículo.

As empresas financeiras diretamente controladas pelas construtoras de veículos, embora tenham como objectivo principal a receita proveniente de juros sobre os financiamentos, por outro lado procuram oferecer juros acessíveis e propostas convenientes para para estimular as vendas dos carros e veículos da empresa automotiva a que pertencem. Estas istituições financeiras de marca são especializadas na concessão de empréstimos a juros zero. Estas financeiras são mais flexíveis e capazes de oferecer financiamentos mais atraentes, pelas razões antes mencionadas.

As financeiras e instituições de crédito que operam no mercado, podem atuar como sujeitos autônomos, fazendo empréstimos pessoais que o consumidor, por iniciativa própria, utilizará na compra de um carro, ou através de acordos com fabricantes de automóveis ou concessionários. Sua atividade é a de crédito ao consumidor.